terça-feira, 29 de julho de 2008

Próximo!!!

A cada hora que passa conta-se quantas pessoas deixaram familias para trás, sonhos a serem realizados e uma vida tranquila como qualquer outra pessoa que tivesse a oportunidade de tê-la a faria valer a pena. Mas vejo tudo se acabando em minutos ou até segundos, nessa vida que parece que tudo que fazemos é clichê, nada é diferente. Ouvimos as mesma coisa a vida toda, e não acreditamos que um dia poderá acontecer conosco. Nos descuidamos, achamos que a culpa é do Estado, dos outros e até conspiração do universo. Porém nunca é nossa ou mesmo do Estado, ou dos outros e talvez até do próprio universo. Mas quando percebemos já é tarde. De quem será a culpa? Da tela que não guentou a afiada tesoura, da mãe que saiu do carro gritando - Parem, parem!!! - ou será de quem perguntou depois.

A cada dia que passa conta-se quantas pessoas chegam em casa com medo e continuam com medo mesmo dentro dela, toda trancafiada, que é seu lar e de sua familia, que demoram para construir e ter uma vida tranquila. Mas será que em todos os dias contados e horas passadas fizemos algo?Mudamos algo? Lutamos para isso? Ou será que não é culpa nossa? Voltamos a questão do Estado, outros e universo. Qual desses temos realmente um certo poder para ajudar e melhorar a situação? Estamos cada vez mais acuados, enjaulados e morando cada vez mais isolados das pessoas que amamos e queremos ao nosso lado. Mesmo assim continuamos culpando alguém, talvez a pessoa que condenou a vida de outra sem um tribunal justo, aonde seriam colocados na balança todas as "boas ações" e "más ações".

Talvez fosse mais fácil assim, ao inves de plantar um sentimento melhor em nós e nos outros. Seria mais fácil nos juntarmos e tentar algo novo, mas não utopico, sairmos em caminhadas não muda muita coisa, ficarmos sentados em frente a TV também não, criar um ONG já não é tão inressante ( se não for para lavagem de dinheiro), o que então podemos fazer? Talvez uma ação que ouço desde de criança, que tem até uma historia de um beija-flor que está fazendo a sua parte mesmo vendo que era necessário mais do que a força dele para mudar isso. Precisamos ir do inicio, criar uma sociedade mais igualitária ou talvez da oportunidade e não "esmola" para que precisa, mostrar que ter algo na vida mesmo que seja pouco, é muito bom e que realmente o trabalho dignifica.

Vejamos bem, será que mesmo assim não cairiamos no erro que todos nós brasileiros sempre praticamos, o do "jeitinho", e ai realmente desse jeito nada vai para frente e continuaremos trancados e cada vez mais morando em condiminios fechados porque a "segurança" é maior. E na verdade não nós isolamos do mundo, isolamos ele de nós e não lutamos realmente pelo que temos que lutar. Por coisas básicas que aprendemos nas escolas, que juramos nas nossas formaturas e que pretendiamos praticar com as nossas profissões. E ai vem de novo o clichê, pois já ouvimos e tentamos fazer tudo isso, ou continuamos na dúvida?Será que realmente tentamos?Pois a fila está andando e quem será o "Próximo"!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante e coerente o seu texto,o engraçado é que muitos pensam dessa forma porém,não fazem nada para mudar isso.A verdade é que estamos de mãos atadas diante dos problemas que acometem a nossa sociedade.Afinal,é muito mais fácil fazer parte dos animais que fogem do fogo do que ser o beija-flor que tenta apagá-lo.

Anônimo disse...

O "próximo" é aquele que você deve amar...Amar "como se não houvesse amanhã"...E que muitas vezes está tão próximo que você é incapaz de enxergar.
O "próximo" é o passo que se tem que dar, mesmo que o mundo lhe empurre na direção contrária!
O "próximo" é a pessoa que você passou para trás, tirando uma de esperto, furando fila, excluindo, enganando, traindo, mentindo, se eximindo de culpa, responsabilidade
e achando tudo lindo...
O "próximo" é você no espelho, transferindo para os outros, principalmente os que estão perto, aquilo que você não consegue aceitar em você mesmo...
O "próximo" é o capítulo que falta na sua missão. é o que você não fez ainda, anda empurrando com a barriga, fingindo que não é com você. Fala aí, então, quem é que vai escrever?
O "próximo" somos todos nós, que já estamos no vagão e, a qualquer momento, vamos saltar na estação pra encarar uma simples questão:
sua vida valeu a pena?
Tomara que a resposta não seja seu "próximo" NÂO!

Anônimo disse...

querido, so tive a oportunidade de olha o blog mais detalhadamente hj e percebi quao rico é o conteudo ... espero visita-lo sempre. obrigada pela reflexao!!!

Didier disse...

Yurra!
Um ano de não postagem....
Happy Birthday!!!!
Yurra!