quinta-feira, 17 de julho de 2008

O que somos nós?

Tenho procurado entender nos últimos anos o que realmente somos nós. Tantas teorias biológicas, teológicas, físico - químicas dentre outras novas das quais viemos até de outros planetas devastados por nossos antepassados. Porém acreditamos ainda que evoluímos dos mais variados tipos de Homos e que através da nossa inteligência conseguimos perdurar até hoje como Homosapiens, seres inteligentes que aprenderam a se reproduzir, povoar e perpetuar a nossa espécie, mesmo que seja em detrimento de outras.

Porém hoje me questiono se realmente estamos evoluindo ou "involuindo". Tanta inteligência para obter curas, modelos económicos, teorias psicológicas e teológicas, mas mesmo assim continuamos a destruir, denegrir, esgotar, roubar, matar, discriminar e tantas outras ações maléficas que no final tornam-se maiores do que as benéficas. Talvez essa "tal" evolução que tanto nos enche os olhos, e que vem acompanhada do progresso, seja o motivo que nos faz achar que somos especiais, "seres superiores", ou algo parecido. Só que estamos cada vez mais "involuidos", fazendo cada vez mais coisas que me fazem questionar o que no fundo somos, tentado tirar a mais da onde não se tem quase nada, utilizando mais o nosso lado "homem das cavernas", sendo cada vez mais gananciosos e cada vez menos "humanos".

Penso que a evolução traz benefícios a humanidade, mas até que ponto. Os modelos económicos são caóticos, as teorias as vezes não dizem nada em relação a prática e nunca colocamos as curas em práticas, sejam elas de doenças corporais ou de "doenças" sociológicas, pois a cada passo da evolução uma parte da sociedade fica para trás, nunca se encontra possibilidade para todos, mas para a grande "minoria" que possuem mais bens, mais condições, mais indicações, as "coisas são mais fáceis" e excluímos uma minoria que na realiadade é a grande "maioria".

Então o que realmente somos? "Seres evoluídos"? "Aliens Exploradores"?"Príncipes Maquiavelicos"? Ou pessoas que querem mais dos outros não importando como iremos conseguir? Será que temos essa resposta?

3 comentários:

Luiz Fernando Aragão disse...

E ai Dibhow, tambem estou com um blog, que se chama Elogio a loucura!!!!!!!!

Vale ir ao blog e comentar tambem!!!!!!!!!!

Valeu!!!!!

Didier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andreia Santana disse...

Rodrigo,

É muito bom termos a oportunidade de refletirmos sobre esses assuntos. Afinal nunca achamos que somos responsáveis ou que não fazemos parte de "evolução".
Achei massa seu blog e sua disposição para escrever e nos fazer pensar!!!!
Andreia Santana