segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Fênix

Nesse intervalo longo de completa ausência de palavras para voltar a escrever, percebi e aprendi que muitas vezes que o que vem com naturarilidade permanece vivo por mais tempo, e que para chegarmos a esse ponto precisamos realmente "morrer" e "renascer, ressuscitar, renovar" para que tenhamos algo que nos faça viver um pouco mais. De um certo ponto de vista pessoal sempre tive em mim que para que haja algo novo é necessário um estímulo, algo novo que te desperte de um estado inanimado, para alguns isso pode vir da forma mais brusca, já para outros para ser necessário isso sempre. Eu diria que sou adepto a segunda colocação, e a pratico.

Renascer, ressuscitar e renovar tem uma conotação de viver algo novo baseado no que já tivemos de experiência, sejam elas boas ou ruins, e levar conosco o aprendizado de que o que fazemos está ligado a algo que estar por vir. Da minha forma abrupta de raciocinar o que já foi já foi, e o que estar por vir sempre é bem vindo, mesmo que seja algo que me faça de novo sofrer, chorar, rir, amar, pois isso me mostra que eu ainda estou vivo, porém que de uma forma nova, renovado, com pensamentos e visões que surgiram dessa nova experiência por qual passei, seja ela ruim ou boa.

Quando parei de escrever o tempo realmente parecia mais curto, mas percebi que na verdade somos nós que o encurtamos, e que quando chega esse momento é melhor "matá-lo" do que continuar como está. Há não ser que eu não pense em conquistar outras coisas, e com isso trago na minha evolução as experiências antigas, adquirindo sabedoria para o possa vir mais adiante. Como a Fênix, é necessário sempre "morrermos" para que possamos "ressuscitar" livres de algo que nos prende, e que na maioria das vezes não nos leva ao que realmente queremos, e se fazer Fênix, é pensar que é necessário estar se renovando a cada instante, seja com você, com as pessoas ou com o que você pensa da vida e o que quer dela. Nós sempre falamos que ela é curta, então temos que aproveitá-la, pois podemos fazê-la mais longa, buscando algo que nos acrescente, nos renove, nos melhore, e com o tempo parece que sentimos que somos mortais porém com pensamentos atemporais, portanto “imortais”. E lembrando da Fênix que renasce das próprias cinzas, nós renascemos no que plantamos agora e colhemos no futuro, seja no que fazemos nas nossas vidas, como ajudar a alguém, ou apenas nos ajudar, pois a Fênix ao perceber que é chegada sua hora, ela é a única responsável pela sua vida, e a dar cabo da mesma, para que possa renascer iluminada como era antes, forte como sempre foi.

Então nesse silêncio das palavras em que eu estive, percebi exatamente que eu sou o único responsável por dar cabo a minha vida, e sou eu que posso melhorá-la, ou arruiná-la. E mesmo que tenhamos pensamentos atemporais, que podem passar por gerações através de ensinamentos, somos mortais e a vida curta para ficarmos parados, sempre no mesmo, no que nos acomoda, no que nos faz “felizes”. Se renove, ressuscite, renasça todos os dias para que com isso você possa realmente sentir que a vida não é curta, e que você é o único responsável por ela, e que tudo que está a nossa frente, só cabe a nós escolhermos o que realmente queremos e como a Fênix renascer com mais sabedoria para tornar a vida o que queremos para nós.

Um comentário:

Didier disse...

Boas Voltas, Mr. Fênix!